Transformação Digital: Como ela vem contribuindo na relação entre empregado e empregador?

Mesmo com a pandemia dando uma trégua conforme a vacinação acontece, a transformação digital entre empresas e funcionários continua sendo uma importante ferramenta de gestão.

Isso porque aquilo que era visto apenas como uma adaptação temporária devido ao vírus, se tornou uma tendência mundial e que muito provavelmente será seguida nos próximos anos.

Ao menos é o que mostra uma entrevista da Veja com executivos de algumas das maiores empresas do país, os quais afirmam que o home-office ainda vem sendo uma forma importante e interessante de trabalho contribuindo tanto para a produtividade da empresa quanto para a qualidade de vida do empregado.

Com isso, nesse conteúdo abordamos como a transformação digital vem permitindo a flexibilização dos horários de trabalho e estreitando os interesses entre empregado e empregador. Vem ver!

Aqui você vai descobrir:

  • Transformação Digital: Uma tendência para o futuro;
  • A Transformação Digital como aliada do empregado e do empregador;
  • O RH Digital nesse processo;
  • Conclusão;

Transformação Digital: Uma tendência para o futuro

Se tem uma coisa que podemos afirmar é que a pandemia modificou a cultura organizacional.

E isso envolve não só a implantação do home-office e a flexibilização dos horários nas relações contratuais, mas também a forma em que a contratação acontece.

Na entrevista da Veja, por exemplo, muitos gestores destacaram que as tendências para o futuro envolvem a volta do profissional ao escritório de forma voluntária, sem pressa.

Também reforçaram que a flexibilização dos horários veio para ficar, onde a adoção do trabalho remoto se torna uma opção durante a jornada de trabalho e tem como foco melhorar a qualidade de vida do profissional e em contrapartida aumentar sua produtividade também.

Espaços Híbridos e mudanças na forma de comunicação entre empregado e empregador também foram notados, onde a necessidade da transformação digital se fez presente para tornar os espaços de comunicação mais claros e funcionais.

A Transformação Digital como aliada do empregado e do empregador

A contratação home-office deve crescer 30% após o período de estabilização dos casos e retomada das atividades, por isso não é atoa que muitos processos burocratizados realizados anteriormente também deram vez aos mais simplificados como é o caso de contratações por meio online, carteira de trabalho digital e até mesmo as entrevistas de trabalho dessa forma.

E apesar de falarmos da grande parte das tendências que a transformação digital no ambiente de trabalho trouxe ao empregador, também precisamos colocar em pauta os benefícios aos empregados.

Muitas empresas que optaram pela nova modalidade durante a crise sanitária ou visam mantê-la após a pandemia, por exemplo,  revelam impactos positivos no índice de satisfação de seus funcionários.

Muitos colaboradores tiveram seu deslocamento economizado e horários flexíveis que possibilitaram um equilíbrio entre a vida particular e profissional.

Tudo isso, para grande parte das pessoas é marcada como ganho de qualidade de vida e também mais estímulo para produzir com autonomia e qualidade.

O RH Digital nesse processo

A transformação digital impulsionou muitas áreas do mercado corporativo e o RH também não ficou de fora nessa revolução.

Se você faz parte desse setor sabe bem do que estamos falando.

A adoção do home-office, as medidas de prevenção contra o vírus e mudanças na legislação trabalhista permitiram que a tecnologia adentrasse sobre o departamento de RH das empresas e desburocratizasse inúmeros processos que antes demandavam tempo da equipe para controle e gestão.

Podemos dizer que tudo ficou mais automatizado e com os colaboradores mais em casa, o RH se aprimorou e descobriu tecnologias capazes de favorecer os processos trabalhistas mesmo à distância, os quais também serão levados para o futuro daqui para frente por permitirem soluções eficientes e sem riscos.

Dentre as soluções encontradas podemos citar a admissão digital, o processo de recrutamento e seleção à distância e também a marcação virtual do ponto, onde todo o trabalho remoto pode ser controlado também.

Conclusão

Por fim, podemos concluir que a transformação digital das empresas já é uma realidade e que grande parte delas viu mais benefícios do que malefícios na flexibilização.

Também podemos destacar que a chegada de tecnologias novas está proporcionando mudanças significativas e automatizando processos burocráticos, dando vez as atividades mais lucrativas.

E você? Qual sua opinião sobre isso?

Venha nos conhecer, acesse SoluQ RH

Acesse mais conteúdos no Blog

O que é funil de Recrutamento e Seleção e a sua importância para a organização

Guia de entrevista orientada para a Seleção de Pessoas

O que você precisa saber sobre a seleção de pessoas

Como a arquitetura de descrição da vaga ajuda a melhorar a sua empresa

Ferramenta de NPS no Processo Seletivo como funciona?

O que é RH 4.0

Requisição para abertura de Vaga

Proposta de trabalho profissionalização e melhores praticas

Marca Empregadora

Admissão Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *