Como a arquitetura de descrição da vaga ajuda a melhorar a sua empresa

A arquitetura de descrição da vaga é um dos recursos mais importantes dentro do setor de Recursos Humanos.

Por isso, um portfólio de descrição de cargos deve ser totalmente bem definido, o que beneficia a organização para todos os demais processos quando o assunto é a gestão de pessoas.

Ou seja, quando a descrição de um cargo é bem definida, os resultados da equipe como um todo também progridem.

Saiba como a arquitetura de descrição da vaga pode contribuir diretamente para o melhor desenvolvimento da sua empresa.

O que é arquitetura de descrição da vaga?

Quem trabalha no setor de Recursos Humanos sabe que o momento de contratar o funcionário ideal pode ser um constante desafio.

Mas graças ao modelo de arquitetura de descrição da vaga, o processo de seleção e recrutamento passa a ser muito mais organizado e justo, enquanto a escolha do profissional também é mais estrategicamente assertiva.

E quando falamos de arquitetura de descrição da vaga, nos referimos a uma forma de delimitar as funções e perfis a serem desempenhados de cada cargo na empresa, de maneira completamente objetiva e clara.

Sendo assim, é possível definir previamente as devidas funções dos colaboradores da empresa, o que amplia a capacidade assertiva da seleção de candidatos pelos seus comportamentos e competências.

Por isso, a arquitetura de descrição da vaga é um processo que deve ser feito levando em consideração tanto o comportamento, quanto às competências e os valores organizacionais presentes no candidato.

Logo, é possível criar um maior alinhamento entre o andamento da empresa no que diz respeito às suas expectativas, evitando assim, maiores frustrações e surpresas desagradáveis que possam vir a surgir.

Entenda por que a arquitetura de descrição da vaga é importante

A importância de aplicar esse método se dá, principalmente, no intuito de que a escolha da empresa seja mais assertiva e conectada com a missão da equipe, de forma cada vez mais inteligente e integrada.

Isso elimina uma série de possíveis candidatos inapropriados, o que otimiza o tempo da empresa no que diz respeito à conquista dos seus verdadeiros objetivos.

Em consequência, a rotatividade e instabilidade da empresa diminui consideravelmente, enquanto os resultados esperados são melhores trabalhados.

Lembrando que quando o setor de RH faz uma escolha equivocada para um novo integrante da equipe, a empresa pode experimentar alguns prejuízos, como desalinhamento das equipes, insatisfação dos colaboradores e diminuição da produtividade.

Além disso, uma escolha errada também pode trazer uma instabilidade financeira, algo que poderia muito bem ser evitado a partir da escolha de um sistema mais organizado e melhor direcionado.

Benefícios de adotar a ferramenta

Quando a empresa opta por um planejamento melhor direcionado para o seu objetivo, estruturando melhor a arquitetura de cargos, é possível observar alguns benefícios importantes à longo prazo.

Equipe mais proativa e produtiva

Um benefício importante é a motivação na qual a equipe se envolve, já que todos os profissionais alcançam maior visibilidade quanto à promoção e crescimento dentro da empresa.

Isso fará com que a equipe trabalhe mais motivada, a partir de um objetivo visível e real a ser alcançado.

Logo, a motivação e a proatividade também acabam contribuindo para a melhor produtividade, já que os profissionais trabalharão com uma visão mais assertiva, produzindo sempre mais e melhor.

Aperfeiçoamento do trabalho

Outro ponto positivo é que o próprio colaborador se coloca a cumprir metas e monitorar o seu crescimento, sempre estimulado a crescer no ambiente de trabalho e alcançar os cargos que deseja.

É importante lembrar que quanto mais os profissionais da empresa exercerem suas funções devidamente estimulados, melhor seus comportamentos e competências evoluem a longo prazo.

Além disso, os funcionários vão conseguir explorar com muito mais profundidade a sua capacitação, enquanto os outros cargos serão ocupados por outros bons profissionais que também devem exercer suas atividades com muito mais foco e eficiência.

Assim sendo, uma visão geral da empresa pode ser beneficiada, já que fica cada vez mais fácil identificar possíveis sobrecargas de trabalho, assim como observar a devida aplicabilidade dos cargos já estabelecidos ou mesmo propor uma equipe mais enxuta, quando necessário.

Como montar um modelo de arquitetura de descrição da vaga?

O ideal seria seguir a Descrição de Cargos já implantadas na organização, a qual já está alinhado com o fit cultural da empresa.

Isso pode ser feito durante o mapeamento de competências da própria organização, sejam elas técnicas ou comportamentais.

Sendo assim, após fazer uma avaliação da comunicação de qual perfil deverá ser atraído pela vaga, é necessário buscar ajuda especializada.

Para se adequar a essa ferramenta indispensável no setor de Recursos Humanos, é necessário encontrar uma empresa especializada em aplicar esse tipo de serviço, pelo menos inicialmente.

A partir de um suporte e mentoria sobre a melhor forma de otimizar o trâmite e produtividade dos colaboradores da empresa, as escolhas da corporação serão cada vez melhores e mais promissoras.

Fez sentido para seu RH?, acesse o modelo de arquitetura de descrição da vaga,

ou

Entre em contato com a equipe acessando SoluQ RH,

Acesse mais conteúdos no Blog

LGPD no RH e o que é?

Transformação digital como ela vem contribuindo na relação entre empregado e empregador

O que é funil de Recrutamento e Seleção e a sua importância para a organização

Guia de entrevista orientada para a Seleção de Pessoas

O que você precisa saber sobre a seleção de pessoas

Ferramenta de NPS no Processo Seletivo como funciona?

O que é RH 4.0

Requisição para abertura de Vaga

Proposta de trabalho profissionalização e melhores praticas

Marca Empregadora

Admissão Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *