O que você precisa saber sobre a seleção de pessoas

O que você precisa saber no processo de Seleção de Pessoas é o tema do artigo a seguir. 

Leia até o final para compreender a importância de realizar esse processo de forma efetiva, dentro do setor de Recursos Humanos.

Em um mundo dinâmico e competitivo, escolher o próximo membro de sua equipe não é uma tarefa simples. 

Isso acontece pelo motivo de que apenas bons currículos já não são mais suficientes o bastante para determinar o melhor candidato em um processo de seleção de talentos.

Atualmente, as organizações buscam, ou deveriam buscar, outros atributos fundamentais para avaliar um novo integrante para fortalecer a sua equipe.

O que é preciso saber para um efetivo processo de seleção de talentos

Aplicar uma efetiva estratégia de estruturação da vaga passou a ser um dos maiores desafios dos empregadores, uma vez que as qualidades buscadas no mercado nem sempre podiam ser mensuradas da forma mais assertiva.

Como sabemos, há pouco tempo atrás, o setor de Recrutamento e Seleção (R&S) era composto por muitos formulários, papéis intermináveis e planilhas a serem preenchidas.

Porém, com o advento do RH4.0 e a realização de machine learning, tudo ficou muito mais automatizado.

Ou seja, traduzir os dados obtidos nas coletas seletivas e, principalmente, construir o enquadramento nas características requisitadas pela vaga são questões que se tornaram possíveis e otimizaram completamente o processo.

Por isso, são vários os passos a serem dados desde o momento da disponibilização da vaga e sua requisição ao RH até seu preenchimento propriamente dito.

Diante disso, alguns dos desafios que podem ser enfrentados durante o processo são: a própria descrição da vaga; a necessidade de recrutamento; os devidos recursos para manutenção do posto; assim como a aceitação e viabilização de agregação de valores na equipe.

Logo, agregar à equipe de recrutamento, que representa o grupo onde a posição é requerida, traz uma maior possibilidade de assertividade para o processo.

Sendo assim, dentro das possibilidades existentes, o departamento de recrutamento e seleção deve avaliar a possibilidade para uma promoção interna ou mesmo de realização de abertura para um processo externo.

Características dos processos internos e externos da seleção de pessoas

É fundamental sinalizar que o processo de seleção de pessoas se divide em seleção interna e seleção externa.

Seleção interna

No processo de seleção interna, é necessário deixar intrínseco aos funcionários da empresa uma oportunidade de carreira, como o crescimento profissional e até mesmo uma promoção.

Nesse caso, o convite à necessidade de melhoria torna-se algo bastante presente e constante. 

Isso é muito interessante pois possibilita menor custo com treinamento de um novo funcionário, fazendo da seleção interna uma excelente alternativa para minimizar custos e motivar as equipes.

Por outro lado, a seleção interna de pessoas mantém funcionários com as características já existentes dentro da empresa, o que pode gerar desafios negativos aos novos líderes perante as equipes, além de mal estar dentro do clima organizacional.

Seleção externa

Já o processo de seleção externa de pessoas pode oxigenar a empresa trazendo novos conhecimentos, aplicação de novas tecnologias, assim como troca de informações e a participação de pessoas engajadas no trabalho, considerando sua nova posição.

Em contrapartida, a seleção externa de pessoas pode ser mais demorada e gerar maior custo para a organização.

Além disso, este pode ser um processo menos seguro, podendo gerar desconfortos com os membros da empresa e desestabilizar o clima organizacional, afetando negativamente também a política salarial da empresa.

Como escolher o melhor processo de seleção de pessoas?

Diante de todas essas informações, cabe à empresa levantar todos os prós e contras e decidir pelo bem maior da organização sobre qual atitude tomar, lembrando que a melhor escolha dependerá da necessidade da situação do momento.

Hoje em dia, a valorização do material humano, assim como a inclusão social e a necessidade de selecionar pessoas engajadas com a missão e valores da empresa são pontos-chave para a realização plena dos processos de seleção.

Por isso, para que haja um alinhamento competente entre recrutadores e selecionados, é necessário uma estratégia empresarial bem definida com organização, planejamento estratégico e consistente.

A importância da tecnologia 

Além de tudo, a utilização de tecnologias avançadas para automatizar o processo configura a garantia da imparcialidade e dinamismo para as organizações, incorporando integralidade ao procedimento.

Isso se dá pelo fato de que a otimização dos processos acaba trazendo ganhos para todos os envolvidos no método em questão.

Comportamento e dinamismo

Vale lembrar que, no momento do processo seletivo, as pessoas estão sendo avaliadas, e, por isso, podem estar preparadas, ou não, para aquele momento. 

Por isso, ter uma visão ampla sobre comportamento e dinamismo, assim como conhecer as especificidades necessárias para cada vaga, são questões fundamentais para uma combinação ideal de um recrutamento eficiente.

Assim sendo, estar em contato com pessoas traz à tona a importância de conhecermos a essência de cada um. 

Lembre-se que cada indivíduo carrega consigo experiências adquiridas em sua vivência, além de todo o conhecimento formalizado. 

Logo, estar em dinamismo com o mercado e sempre atualizado às tendências e necessidades empresariais fomenta uma contratação eficaz e assertiva no processo de seleção de pessoas.

Se esse artigo foi útil para você, compartilhe com outras pessoas que também precisam saber sobre pontos-chave do processo de seleção de pessoas. 

Acesse SoluQ RH e vem conosco

Acesse mais conteúdos no Blog

Transformação digital como ela vem contribuindo na relação entre empregado e empregador

O que é funil de Recrutamento e Seleção e a sua importância para a organização

Guia de entrevista orientada para a Seleção de Pessoas

Como a arquitetura de descrição da vaga ajuda a melhorar a sua empresa

Ferramenta de NPS no Processo Seletivo como funciona?

O que é RH 4.0

Requisição para abertura de Vaga

Proposta de trabalho profissionalização e melhores praticas

Marca Empregadora

Admissão Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *