6 Indicadores de Recrutamento e Seleção que podem transformar sua empresa

Os indicadores de recrutamento e seleção correspondem a uma ferramenta valiosa para as empresas que buscam automatizar os seus processos e lidar com escolhas mais assertivas.

Ou seja, a partir dos indicadores de recrutamento e seleção, é possível conquistar atalhos importantes para contratar melhor e mais rapidamente, sempre em apoio com dados realmente confiáveis. 

Hoje em dia, as empresas se encontram em tempos de competição pelos melhores talentos, mas para que o sucesso da organização possa acontecer, é necessário conquistar uma equipe realmente eficaz.

Por isso, é importante compreender que sem um RH estratégico para melhor gerenciar os processos seletivos da empresa, esse caminho pode ser muito mais longo e trabalhoso.

Mas você sabe como definir as métricas corretas para o processo de recrutamento e seleção?

Fique atento para compreender algumas dicas indispensáveis para ser mais assertivo no processo de seleção de pessoas.

O que são Indicadores de Recrutamento e Seleção?

É válido ressaltar que tão importante quanto medir os resultados de uma organização é compreender quais são as informações úteis para a tomada de decisões, principalmente no setor de Recursos Humanos.

Logo, não basta apenas ter números e porcentagens exatos, mas é de extrema eficácia saber usar o levantamento de dados para agilizar os processos seletivos.

Quando falamos de indicadores de recrutamento e seleção, é possível listar diversas possibilidades, que vão desde a popularidade da oferta de emprego até a qualidade de contratação

Conheça algumas das mais importantes:

1.Seleção de currículo

O número de currículos recebidos é um dos maiores fatores que aumentam o tempo de preenchimento.

Por isso,  lembre-se que a qualidade da contratação e o tempo de preenchimento são questões completamente influenciadas pelo processo de seleção do currículo.

Ou seja, quanto melhor for trabalhada a avaliação de currículos enviados, mais assertivo também será o processo de seleção.

2.Custo de contratação

O custo médio por admissão é um indicador essencial no processo de recrutamento e seleção. 

Isso significa que mensurar os gastos de cada processo seletivo e determinar quanto custam as contratações da empresa são pontos indispensáveis do processo como um todo. 

Para calcular corretamente esses apontamentos, é necessário checar despesas específicas da empresa. No entanto, de uma forma geral, podemos listar os custos mais comuns como:

  • Despesas de comunicação: anúncios, assinaturas de sites de emprego, contratação de plataforma, aumento de publicação, entre outros;
  • Honorários de consultores: contratação de consultoria especializada, Empresa de Executive Search, Agência de Recrutamento, Empresa de recrutamento;
  • Custos de RH: valor da hora dos profissionais multiplicado pelo tempo despendido no planejamento e execução do processo seletivo.

Dessa maneira, basta somar todos esses custos e dividir o valor total pelo número de candidatos para saber o custo médio por admissão ou contratação.

3. Tempo de contratação

Outro fator fundamental como indicador de recrutamento e seleção é o tempo de contratação ou tempo de recrutamento. 

Ou seja, o tempo de contratação corresponde ao tempo percorrido desde o anúncio do emprego até o momento em que a posição do cargo seja finalmente preenchida. Assim, um longo tempo de contratação indica um longo processo de inscrição, o que pode acontecer por diversos motivos.

Dessa forma, é necessário relacionar o tempo de contratação com as métricas de recrutamento, como por exemplo a eficácia do canal utilizado, a qualidade da contratação e a própria satisfação do candidato.

Além disso, checar o número de acessos nos anúncios de emprego também é uma maneira de analisar os indicadores.

4.Custo de rotatividade

Outro cálculo importante é relacionado ao custo de rotatividade, que nada mais é do que o custo associado à rotação de uma vaga

Para desenvolver esse levantamento, é necessário calcular o custo de contratação para aquele cargo, assim como o treinamento do funcionário e os custos de demissão e admissão, por exemplo.

Ou seja, é natural que a empresa experimente alguma rotatividade, mas isso deve acontecer o menos possível, o que evita o impacto na lucratividade, na cultura e na produtividade. 

Por isso, toda organização deve se esforçar para reter seus funcionários pelo maior tempo possível. Com essa ação, as operações serão muito mais eficazes, assim como os lucros da empresa.

5.Taxa de turnover em contratações recentes

Outro ponto importante é checar o indicador de Taxa de turnover, ou índice de rotatividade, em relação ao número médio de funcionários de uma empresa em determinado período, geralmente o primeiro ano.

Dessa maneira, fica claro que uma alta taxa de rotatividade inicial custa muito dinheiro às empresas, como já dissemos.

Logo, os processos de integração bem estruturados ajudam a reduzir o Turnover precoce, além de motivar e reter funcionários, economizando muito esforço.

6.Taxa de conversão do funil de contratações

Por fim, um outro indicativo de recrutamento e seleção importante é a taxa de conversão de emprego, que diz respeito à porcentagem de candidatos contratados em comparação com o número de vagas disponíveis durante um período de tempo.

Assim sendo, se a empresa tiver uma taxa de conversão baixa, isso significa que o investimento realizado não está obtendo o devido retorno. 

Por isso, a maioria das empresas usa essa métrica de recrutamento para avaliar os fatores internos que levam a uma alta taxa de rotatividade e uma alta taxa de vacância.

Então fique atento e perceba que a taxa de conversão também é uma excelente forma de determinar o valor de seus recrutadores

Diante disso, é válido observar que se não for possível preencher a maioria das vagas com os candidatos devidamente qualificados e importantes para a equipe, é imprescindível fazer um levantamento sobre as estratégias de recrutamento da organização.

Se você busca otimizar os processos da sua empresa e desenvolver escolhas mais assertivas, entre em contato com a nossa equipe que ficaremos muito satisfeitos em  ajudar.

Acesse aqui! Temos um Modelo de Indicadores para você baixar.

Acesse mais conteúdos no Blog

Radar da Maturidade para RH: A importância de medir a maturidade do time no processo Seletivo

LGPD no RH e o que é?

Transformação digital como ela vem contribuindo na relação entre empregado e empregador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *