A importância da Avaliação de Competências no Recrutamento e Seleção

Para saber o que é a avaliação de Competências no Recrutamento e Seleção e a melhor forma de aplicá-la, é necessário conhecer alguns requisitos básicos de sua importância. 

Basicamente, quando falamos de Recrutamento e Seleção por Competência, nos referimos a um modelo de contratação de candidatos que analisa muito mais do que simplesmente a qualificação profissional dos mesmos. 

Embora antigamente essa fosse uma realidade, ou seja, contratar profissionais que atendessem apenas os requisitos do cargo de forma somente técnica, hoje em dia o cenário é outro.

Isso significa que com o aumento da competitividade no processo de seleção de pessoas e a maior necessidade de assertividade no processo, tornou-se necessário ampliar as competências do candidato, de forma a contratar um profissional realmente completo.

Por isso, para encontrar os melhores talentos dispostos a preencher o perfil da vaga, é necessário que o setor de Recursos Humanos identifique o candidato ideal, cada vez mais alinhado com os objetivos mais estratégicos da organização em questão. 

Mas, qual é a melhor forma de atrair e de que forma decidir pelo candidato ideal, capaz de oferecer exatamente o que a empresa está buscando para o alcance e manutenção do seu sucesso?

Leia o artigo para conhecer os benefícios revolucionários dessa abordagem:

Ferramenta de Avaliação de Competências no Recrutamento e Seleção: entenda a importância

Para que o Recrutamento e Seleção por Competência aconteça, é fundamental utilizar uma ferramenta de gestão de pessoas, totalmente personalizada para o preenchimento da vaga solicitada

Dessa forma, o primeiro passo é analisar o candidato além da sua qualificação propriamente dita. 

Ou seja, o profissional deve ser avaliado de forma mais aprofundada, buscando avaliar diversos outros aspectos qualificatórios do candidato, como a sua própria personalidade e capacidade cognitiva, por exemplo.

Logo, ao direcionar o processo de seleção de pessoas de forma mais assertiva, a empresa experimenta alguns benefícios importantes:

Melhorar o processo de Recrutamento e Seleção

Ao utilizar a ferramenta de Recrutamento e Seleção por Competência, a organização oferece aos candidatos em potencial muito mais clareza de detalhes sobre as verdadeiras expectativas de uma vaga de emprego

Logo, a empresa desenvolve uma forma extremamente qualificada de ofertar as vagas de emprego, o que beneficia toda a empresa, de forma geral.

Assim, os anúncios passam a ser muito mais assertivos e caracterizam-se como um dos pontos iniciais de contato entre sua organização e seus candidatos em potencial.

Dessa forma, a empresa passa a direcionar a sua intenção de forma clara e direta, atraindo e, consequentemente, convertendo para a organização os profissionais mais alinhados à sua proposta.

A prática de entrevista ganha qualidade

É importante lembrar que perfis de trabalho baseados em competências podem ser usados ​​para criar perguntas de entrevista mais assertivas para a proposta organizacional solicitada.

Assim, tais entrevistas passam a ser baseadas em competências que são capazes de identificar a melhor capacidade de um candidato para um satisfatório desempenho em uma posição de trabalho, além da própria capacitação técnica do profissional. 

Isso é possível simplesmente pelo fato de que os perfis de trabalho baseados em competências ajudam a descrever os comportamentos necessários para alcançar o sucesso em um cargo específico.

Auxilia programas de desenvolvimento de funcionários da empresa

Outro benefício importante é o fato de que além do processo de seleção de pessoas bem sucedido, a empresa continua a colher os frutos depois da contratação.

Isso acontece pois, diante dessa estratégia, uma organização pode dar à sua força de trabalho um caminho de aprendizagem simples para ajudar a retificar quaisquer lacunas de habilidades relacionadas ao serviço proposto.

Além disso, a ferramenta possibilita o melhor treinamento do candidato para uma futura posição de trabalho e ainda é capaz de melhorar o desempenho geral de um funcionário, de modo geral.  


Percebeu  como é muito importante utilizar a ferramenta da avaliação de Recrutamento e Seleção por Competência? Experimente a Planilha Modelo SoluQ RH.

Fazendo sentido para sua empresa a automatização dos processos padrão acesse SoluQ RH

Acesse mais conteúdos no Blog

Você sabe quais são os custos com Recrutamento e Seleção?

6 Indicadores de Recrutamento e Seleção que podem transformar sua empresa

O que é Proposta de Trabalho e como elaborar um modelo eficaz?

Radar da Maturidade para RH: A importância de medir a maturidade do time no processo Seletivo

LGPD no RH e o que é?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *