Protagonismo da Mulher no Mercado de Trabalho

O protagonismo da Mulher no Mercado de Trabalho

A participação da Mulher no Mercado de Trabalho vem evoluindo conforme os anos. Pesquisas do mercado inclusive já mostram que no setor de RH, por exemplo, 75,2% das vagas são ocupadas pelo público feminino

Contudo, apesar do avanço, muitos desafios ainda estão precisando ser vencidos, como é o caso do valor dos salários, onde muitas mulheres ainda ganham menos que homens em vagas com a mesma função. 

Fato é que o protagonismo da mulher já é enxergado e o hoje já é delas. Sim! Apesar dos obstáculos, cada vez mais mulheres estão assumindo cargos de liderança e buscando ascensão na carreira a partir de qualificações. 

E é justamente neste crescimento que o RH tem um papel fundamental para mudar a realidade da mulher no mercado de trabalho e transformá-lo em oportunidade, dando mais voz e presença a elas.

Neste conteúdo falamos um pouco mais sobre o cenário feminino no ambiente de trabalho. Assim como seus principais desafios e como a participação ativa do RH neste processo pode ser importante. Para finalizar, exemplos de grandes mulheres no mercado de trabalho são destacadas para inspiração. Acompanhe. 

Mulher no Mercado de Trabalho e sua importância 

A disparidade econômica e de gênero entre homens e mulheres no mundo ainda é grande. Porém a presença da mulher no mercado de trabalho vem ganhando força. Muitas empresas estão cada vez mais atentas a essas transformações. Assim como entendendo a real importância de tê-las no ambiente corporativo. 

Lá 1930 as mulheres passaram a ingressar no mercado de trabalho. Contudo, as mesmas ainda tinha poucos direitos e também limitações. Entretanto, os números foram mudando e após muita luta, as mulheres estão cada vez mais aptas ao ambiente corporativo.

Hoje elas já conseguem assumir cargos extremamente importantes. Tudo isso, porque trouxeram com elas muita revolução durante esses anos. Dentre os impactos positivos das mulheres no mercado de trabalho podemos citar:

  • Pensamentos empreendedores;
  • Criatividade na hora de assumir as demandas;
  • Inovação para a realização de tarefas;
  • Humanização e delicadeza ao processo;
  • Sensibilidade e Afeto;
  • Pensamento coletivo.

Principais Desafios da mulher no Mercado de Trabalho

Mesmo evoluindo, não se pode negar que existam desafios. Se olharmos o contexto geral, a maternidade é um dos mais comentados pelas mulheres. Cerca de 94% delas relatam em uma pesquisa da revista Crescer, por exemplo, dificuldades em conciliar a maternidade com a carreira. 

E esse cenário fica ainda mais complicado quando se fala em mulheres negras ou trans, uma vez que a distribuição de rendimento de trabalho por raça ou gênero ainda é desproporcional. Sem falar é claro do machismo que muitos ambientes corporativos exercem em questão de remuneração e comentários.

Como o RH pode fazer a diferença 

Diante dos desafios, não se pode negar que o RH também possui um papel importante nesta luta. Garantir o acesso da Mulher no Mercado de Trabalho pode permitir avanços. A participação ativa do RH neste caso pode permitir impulsionar iniciativas. Assim como trazer mais empatia, determinação e flexibilidade as colaboradoras. 

O primeiro passo é analisar o contexto geral da empresa. Trazer debates sobre o assunto, assim como formar um ambiente de trabalho mais equilibrado e justo. Isso pode acontecer por metas claras e objetivas sobre igualdade. 

O setor também pode fazer um estudo dentro da própria empresa sobre o assunto. Saber se mulheres ocupam ou pretendem ocupar cargos de liderança. Assim como traçar um reconhecimento de questões raciais e de gêneros sobre o ambiente corporativo. 

Entender sobre o atual momento da empresa é crucial para tomar decisões sobre o assunto. Assim como desenvolver estratégias com prazos determinados. Além disso é claro criar processos de recrutamento mais justos e inclusivos. Tudo isso pode ser realizado com o apoio da tecnologia como é o caso da Plataforma especializada Soluq RH. 

Outro ponto importante a ser comentado está na cultura organizacional. Afinal é através dela que o diálogo poderá ser construído e desconstruído a respeito das mulheres. 

Grandes mulheres no mercado de trabalho

Por fim, antes de terminar esse artigo não poderíamos deixar de comentar o quanto a inspiração é importante. Atualmente existem diversas mulheres em cargos de chefia no Brasil. A visão delas com certeza permite trazer inspiração a todas aquelas que almejam chegar lá. 

Dentre os exemplos de grandes mulheres podemos citar Luiza Trajano, Presidente do Conselho de Administração Magazine Luiza, uma das redes de varejo mais conhecidas no país. 

Assim como ela, também podemos citar Patrícia Capel, CEO da região Andina da Ambev e  Liliane Rocha, CEO da Gestão Kairós. 

Acesse mais conteúdo no nosso Blog

Cultura de Sustentabilidade: Como o RH pode contribuir?

Diversidade nas empresas e o papel do RH

Compliance e Governança no RH: Qual a relação?

Agilidade do RH: Por que ela tem sido essencial?

Gestão de RH: Mais que a obrigação, você faz?

Você conhece as Obrigações do RH?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *