Requisição para Abertura de Vagas

O QUE É REQUISIÇÃO DE VAGAS E COMO FAZER?

Quando pensamos em abrir uma vaga, se faz necessário pensar em todo o funil de R & S (Recrutamento e Seleção), passando pelas normas e procedimentos internos da empresa e até chegar de fato a abertura da vaga.

Outro quesito é a possibilidade de evitar conflito na comunicação, assim como ter a oportunidade de avaliar se as estratégias de R & S estão atendendo a demanda da organização. Fazendo uso de ferramentas como o termo de Solicitação de Abertura da Vaga traz para a gestão uma segurança e já é o início do RH Estratégico. 

Com normas assim as áreas solicitantes (os gestores) vão entender que não é somente abrir e fechar vagas, há necessidade de autorização e procedimentos para tal.  

É importante o formulário trazer claro o objetivo da abertura da vaga, se é por aumento do quadro de colaboradores ou substituição de um colaborador. 

A área solicitante preenchendo todos os requisitos necessários e os quais já estão predeterminados pelo mapeamento dos cargos e funções, encaminha-se a solicitação para aprovação da abertura das vagas, seguindo o roteiro definido de aprovação.

Muitas organizações definem seu roteiro, como: antes de abrir a vaga de fato, faz uma triagem interna sendo esta a fim de buscar dentro da empresa quem queira estar ocupando o cargo ou então fazendo reaproveitamento de outras áreas onde há colaboradores ociosos.

Na definição do roteiro é importante definir quem são os responsáveis pela aprovação. Lembrando que cada responsável poderá rejeitar ou solicitar alteração da solicitação de vaga. Motivos que levam a reprovação são vários, pode ser por falta de orçamento ou por já ter atingido o orçamento previsto, pode ser por descumprimento de alguma etapa do roteiro ou por não seguir a descrição do cargo levantada no mapeamento de cargos e funções e entre outras objeções.

Quando rejeitada, a situação da solicitação definida como “Rejeitada”, encerrando o processo no roteiro. Se for rejeitada por descumprimento a solicitação precisar ser alterada, a mesma deverá ser encaminhada para o solicitante que a gerou com a situação de “Solicitação de alteração”, para que o mesmo possa cancelar a solicitação de alteração e gerar uma nova solicitação dentro das normas e procedimentos do roteiro.

Na solicitação de abertura da vaga faz-se necessário especificar claramente 

JUSTIFICATIVA PARA CONTRATAÇÃO EFETIVO: 

(       ) AUMENTO DE QUADRO

(       ) SUBSTITUIÇÃO A(O) COLABORADOR(A)

JUSTIFICATIVA PARA CONTRATAÇÃO DE TERCEIROS:

(       ) ACRÉSCIMO DE PRODUÇÃO 

(   ) SUBSTITUIÇÃO DE COLABORADOR EFETIVO POR MOTIVO DE FÉRIAS OU AFASTAMENTOS MÉDICOS 

PRAZO PARA A COLOCAÇÃO DO COLABORADOR:

………… Dias.

CONCLUSÃO:

Estes procedimentos tradicionais acima trarão para o recrutador mais assertividade e trarão também a possibilidade da medição do ROI (Retorno sobre o Investimento) para o recrutamento e seleção, avaliando assim se o quanto foi gasto seja em recursos financeiros ou tempo e com isso entender os gaps para que assim possa aplicar as melhorias necessárias. 

Baixe gratuitamente os modelos de formulários

Pensando em automatização?

Conheça nossa plataforma, acesse www.soluqrh.com

Acesse mais conteúdos no Blog

Transformação digital como ela vem contribuindo na relação entre empregado e empregador

O que é funil de Recrutamento e Seleção e a sua importância para a organização

Guia de entrevista orientada para a Seleção de Pessoas

O que você precisa saber sobre a seleção de pessoas

Como a arquitetura de descrição da vaga ajuda a melhorar a sua empresa

Ferramenta de NPS no Processo Seletivo como funciona?

O que é RH 4.0

Proposta de trabalho profissionalização e melhores praticas

Marca Empregadora

Admissão Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *