O que é funil de Recrutamento e Seleção e a sua importância?

Você sabe o que é funil de recrutamento e seleção Funil R & S ( Funil de Recrutamento e Seleção) e qual a sua importância para a evolução de uma empresa?

Sabemos que obter a contratação de um profissional aderente ao fit cultural da empresa, assim como manter o clima organizacional positivo, são desafios enfrentados no momento da inserção de um novo membro a uma equipe

Por isso, para que o processo seletivo seja assertivo e rápido é indispensável que seja traçada uma estratégia, delimitando os devidos parâmetros para a contratação

Assim sendo, quando falamos estrategicamente dessa estruturação do processo de seleção de pessoas, podemos defini-la como funil de recrutamento e seleção ou Funil R&S.

O que preciso saber sobre o Funil de Recrutamento e Seleção (Funil R&S)?

Inicialmente, é necessário compreender que o funil de recrutamento e seleção deve, indispensavelmente, também ser utilizado na área de marketing para mensuração e execução da obtenção de um cliente.

Podemos dizer que diante dessa estratégia, o processo de seleção de pessoas foi adaptado e amplamente integrado, uma vez que traz informações importantes de todas as etapas do processo. 

Dessa forma, o Funil R & S qualifica a passagem dos candidatos por cada etapa do processo seletivo, além de ampliar a visão dos recrutadores com relação a adequação do mesmo.

Sendo assim, com o objetivo de atrair os melhores talentos para a empresa, assim como avaliar e contratar o candidato melhor qualificado, o Funil R&S obtém em sua estrutura algumas etapas básicas a serem cumpridas:

  • atração;
  • conversão;
  • entrevista;
  • contratação.

Assim, após seguir cada etapa de forma efetiva, a empresa terá muito mais clareza e, consequentemente, maior êxito em sua contratação.

Continue lendo o artigo e conheça cada uma das etapas a seguir.

Como aplicar o funil de Recrutamento e Seleção para benefício da empresa?

A utilização de ferramentas de divulgação é parte do primeiro momento do funil (Atração).

Atração

Para que isso se torne realmente eficaz, é estratégico lançar mão do chamativo nas redes sociais e também em outras mídias, como a comunicação impressa e audiovisual, entre outras formas de divulgação.

Vale ressaltar que, neste momento, estamos lidando com a atração dos melhores candidatos possíveis para que a vaga possa ser preenchida com eficácia. 

Dessa maneira, uma série de informações serão de grande importância e devem ser registradas da melhor forma. 

Desde o alinhamento das competências, características, necessidades e informações pertinentes sobre o candidato, assim como as devidas qualificações dos mesmos necessitam ser tabuladas pela organização. 

Nesse caso, é possível utilizar ferramentas disponíveis no mercado para automatizar e otimizar o processo.

Conversão

Sequencialmente à divulgação da vaga e, consequentemente, à recepção e análise inicial dos currículos, é realizado o primeiro contato com os interessados.

Sendo assim, é feita a conversão do interessado para o candidato. 

Feito isso, há o agendamento de uma entrevista, que pode acontecer com a realização de dinâmicas avaliativas como forma de enriquecer o processo de escolha. 

Entretanto, vale lembrar que o formato da entrevista sempre é desenvolvido conforme a orientação organizacional.

Entrevista

Durante a realização do contato inicial com os pretendentes da vaga, já é possível detectar características e competências individuais dos candidatos que os qualificam ou não para o passo seguinte. 

Assim, a seleção dos mais adequados ao perfil da vaga destacam os pré-selecionados.

Dessa forma, realizando uma tabulação de dados eficiente, e sob o auxílio de filtros, é possível estabelecer uma lista ainda mais reduzida de candidatos aptos a serem avaliados para o preenchimento da vaga em questão. 

Avaliar, qualificar e validar cada etapa do processo também se tornam etapas completamente possíveis após a automatização de dados, assim como estabelecer limites que refinem a busca. 

Algumas questões como, por exemplo, distanciamento da casa até o trabalho (quando isso é um pré- requisito da empresa), assim como grau de instrução e faixa etária também podem ser incluídas no processo decisório.

E após todas essas análises, combinações e avaliações gráficas, finalmente a empresa pode realizar a contratação.

Contratação

Manter o processo de contratação mais ágil, minimizando custos, agregando valores e diversificando a base de dados são alguns dos benefícios da utilização do Funil no Recrutamento e Seleção

Outro dos objetivos consequentes da utilização desta ferramenta é a disponibilidade de informações quanto à adesão, desenvolvimento e conclusão do processo. 

Ou seja, a partir da utilização do Funil no Recrutamento e Seleção é possível que medidas resolutivas possam ser adotadas para melhoria tanto do processo de contratação, quanto para maior assertividade da admissão, diminuindo, assim, o turnover.

Outros benefícios do Funil R&S

Além dos benefícios já mencionados, contamos com outras vantagens importantes quando utilizamos ferramentas automatizadas no setor de RH

Por exemplo, dentro do processo de admissão digital, há maior possibilidade de desenvolvimento de indicadores dentro do setor de recrutamento e seleção, o que torna completamente atraente a utilização de ferramentas otimizadas como o funil de recrutamento e seleção

Além do processo trabalhar com métrica e disponibilizar relatórios com dados consistentes, é importante utilizar também outros recursos importantes para avaliar o processo de seleção de pessoas, como:

  • avaliação do tempo de fechamento da vaga (SLA);
  • turnover;
  • ferramenta NPS;
  • promoção (interna ou externa);
  • contagem anual de funcionários (headcount);
  • custo de contratação;
  • retenção de talentos.

Por fim, não esqueça de manter seu candidato engajado dentro do processo seletivo, sempre a fim de empoderar o R&S diante da possibilidade de agregar um novo talento ao grupo corporativo. 

Por isso, desenvolver uma conduta assertiva agrega diversos estímulos à equipe, mantendo o clima organizacional encorajador e produtivo. 

Assim, é possível minimizar perdas e custos, além do próprio tempo de reposição ou contratação.

Lembre-se que estabelecer objetivos, cumprir prazos, avaliar e validar processos tornam o setor de RH forte.

Consequentemente, fazem da sua empresa uma organização com mais credibilidade e transparência, definindo uma marca forte.

Por isso, disponibilize ferramentas adequadas e sempre busque soluções assertivas. 

A SoluQ RH possui ferramenta de funil para recrutamento e seleção, assim como suporte para sua execução, veja a seguir:

Fez sentido para você? Entre em contato com a nossa equipe para compartilhar conosco suas experiências e solucionar suas necessidades.

Acesse mais conteúdos no Blog

LGPD no RH e o que é?

Transformação digital como ela vem contribuindo na relação entre empregado e empregador

Guia de entrevista orientada para a Seleção de Pessoas

O que você precisa saber sobre a seleção de pessoas

Como a arquitetura de descrição da vaga ajuda a melhorar a sua empresa

Ferramenta de NPS no Processo Seletivo como funciona?

O que é RH 4.0

Requisição para abertura de Vaga

Proposta de trabalho profissionalização e melhores praticas

Marca Empregadora

Admissão Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *