Você sabe quais são os custos com Recrutamento e Seleção?

A sua empresa sabe quais são custos com recrutamento e seleção?

É válido ressaltar que após a contratação, surgem os desafios para criar um time consistente, produtivo, administrar a rotatividade, assim como inserir diversidade para gerar inovação.

Outro Desafio enfrentado pela maioria das empresas no Brasil (EPPs) é que muitas vezes é apenas 01 colaborador a frente do RH, DP, FINANCEIRO, ou seja, o famoso faz tudo, isso quando não é proprietário a frente de toda estratégia e operações.

Já nas empresas de grande porte há uma estrutura maior para que tudo aconteça de forma mais organizada, tendo em seu modelo de gestão toda a tomada de decisão orientada por indicadores.

Se você trabalha no setor de Recursos Humanos, provavelmente já tem o conhecimento de que toda demanda de contratações deveria partir do funil de Recrutamento e Seleção, quando o objetivo é a obtenção dos melhores resultados na admissão.

Ou seja, é a partir desse momento que torna-se necessário conciliar a administração da rotatividade da empresa com a diversidade da equipe, gerando inovação e buscando obter os mais assertivos resultados.

Por isso, no processo de Recrutamento e Seleção é a empresa que conquista os maiores ganhos, quando o desenvolvimento ocorre de forma organizada e devidamente direcionada pela admissão digital.

Preparamos um artigo muito útil para a melhoria do processo de seleção de pessoas da sua empresa, principalmente quando o assunto é economia e custo benefício

Custos com recrutamento e seleção: saiba como acertar

Para realizar um processo de seleção de pessoas realmente eficaz, é necessário que a empresa se prepare para esse momento, tanto para acertar na escolha do candidato, quanto para evitar gastos desnecessários.

Dessa forma, o funil de recrutamento e seleção é uma ferramenta indispensável para a empresa que busca fazer os investimentos certos e, dessa forma, desenvolver escolhas mais assertivas.

Logo, para preencher posições de trabalho vantajosas, é fundamental que a organização saiba como calcular o custo com recrutamento e seleção.

Cálculo de custo com recrutamento e seleção

Para fazer o cálculo de custo com recrutamento e seleção é necessário medir o valor total de gastos que a empresa teve com esse processo durante o ano e dividir pelo total de contratações efetivadas no mesmo período.

E como chegar aos valores exatos desses custos?

Para obter o cálculo correto, é preciso fazer uma avaliação das horas gastas e do valor investido em cada etapa do processo de recrutamento e seleção.

Sobre as etapas do processo de seleção de pessoas, podemos citar alguns tipos de custos importantes, como por exemplo:

  • trabalho do profissional de RH: calcular as horas gastas pelo profissional é fundamental para perceber o quanto esse tempo também poderia ser otimizado para outras atividades importantes da empresa;
  • infraestrutura para o desenvolvimento do processo: tanto a triagem, como os testes e a aplicação de entrevistas correspondem um investimento da empresa em infraestrutura, que pode ser calculado para identificar o valor para locação ou manutenção do espaço;
  • veiculação de anúncios: a aplicabilidade dos anúncios da vaga também deve ser considerada como custo da empresa;

Além desses gastos iniciais para a divulgação da vaga, devem ser considerados os gastos posteriores de admissão, como treinamento, adequação à equipe, benefícios e direitos trabalhistas, assim como improdutividade e eventuais demissões, que devem ser validadas durante o processo.

Também vale ressaltar que além dos custos citados, é provável que cada empresa ainda possa apresentar outros gastos específicos, que, da mesma forma, devem entrar na planilha.

No entanto, é importante que isso tudo seja previamente estabelecido pela empresa antes mesmo da contratação, o que facilita a sua organização e favorece a melhor aplicabilidade de recursos.

Como evitar gastos no processo de recrutamento e seleção?

Um dos passos mais importantes para evitar gastos de recrutamento e seleção é a automação do R&S, que além de não prejudicar a empresa financeiramente, auxilia na melhora dos indicadores e ganho de tempo.

Isso significa que com a automação do R&S, os recrutadores e as equipes de RH usam seu tempo de forma mais eficaz, focando na produção de qualidade em vez de tarefas tediosas e repetitivas.

Além disso, vale lembrar que a automação de processos proporciona economias consideráveis ​​de custos para a empresa, pois reduz o número de pessoas necessárias para realizar uma tarefa, além de aprimorar a experiência do funcionário e diminuir o desgaste.

Dentre as atividades que podem ser automatizadas, podemos citar como exemplo: a automatização da notificação sobre as etapas; a filtragem de perfis; a realização de entrevistas e a própria realização de testes comportamentais e técnicos.

De forma geral, podemos colocar como os maiores benefícios: a maior assertividade na escolha dos candidatos; ganho de tempo no processo; maior transparência; entrega de resultados e valor para o gestor da área; assim como gestão alinhada por indicadores.

Esse artigo foi útil para você? Compartilhe com outras empresas que também precisam otimizar seus processos de seleção de pessoas. 

Acesse nossos materiais gratuitos e baixe o Modelo de Planilha.

Para você que já está pronto para dar um passo a mais na sua transformação do RH tornando seus processos mais ágeis, vem conosco Acesse Aqui!

Acesse mais conteúdos no Blog

O que é funil de Recrutamento e Seleção e a sua importância para a organização

Guia de entrevista orientada para a Seleção de Pessoas

O que você precisa saber sobre a seleção de pessoas

Como a arquitetura de descrição da vaga ajuda a melhorar a sua empresa

Ferramenta de NPS no Processo Seletivo como funciona?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *