Gestão de RH

Gestão de RH: Mais que a obrigação, você faz?

Para que uma empresa funcione de forma adequada todas as suas áreas devem funcionar de forma satisfatória e isso com certeza envolve a gestão de RH. 

Diferente do que se pensa, além do setor comercial e do marketing, a gestão de pessoas tem um papel importante dentro da organização e contribui de forma efetiva para o crescimento dela de forma sustentável. 

Nós já falamos por aqui sobre as obrigações de um RH e a importância de um bom planejamento estratégico de RH para começar o ano com o pé direito visando o desenvolvimento sustentável na empresa.

Mas será que somente isso é suficiente? Você faz mais que a obrigação do seu RH? Já parou para pensar em ferramentas que podem auxiliar no dia a dia e permitir que além das obrigações sobre tempo para criar estratégias mais eficientes?

Se ainda não com certeza esse post é para você. Hoje falamos como o dia a dia da gestão de RH pode ser bem mais desenvolvido com as ferramentas certas. Acompanhe.

Aqui você vai ver: 

  • O que uma Gestão de RH eficiente precisa ter?
  • Como facilitar a Gestão de RH?
  • Quais os maiores benefícios de uma ferramenta online para o setor?

O que uma Gestão de RH eficiente precisa ter?

Toda gestão de RH conta com obrigações trabalhistas em seu portfólio e isso é claro envolve a busca por novos talentos, desenvolvimento da vaga, todo o processo admissional e acompanhamento do profissional em seu ambiente de trabalho. 

Contudo, mais que isso, uma boa gestão de RH faz bem mais que a obrigação. Ela une a gestão de pessoas ao desenvolvimento humano e organizacional, de modo que os colaboradores se sintam satisfeitos e bem mais colaborativos também. 

Para torná-la eficiente, portanto, uma gestão de RH precisa ter gestores que invistam em qualidade de vida dos seus colaboradores, onde ao identificar os principais desafios da equipe, ações sejam realizadas a fim de saná-los ou minimizá-los de modo a tornar a equipe mais valorizada, que por sua vez também se tornará bem mais produtiva. 

Como facilitar a Gestão de RH?

Entretanto, não é incomum encontrarmos por aí equipes de Gestão de RH sobrecarregadas, onde as obrigações trabalhistas tomam conta do dia a dia e as estratégias para melhorar o desempenho organizacional acabem em segundo plano. 

A boa notícia é que a transformação digital do RH tem permitido diminuir questões como esta e proporcionado novas experiências aos gestores de pessoas, principalmente de equipes pequenas.  

Ao usar ferramentas online e de fácil acesso, por exemplo, muitas empresas estão facilitando a gestão de RH desde o início do funil de R&S  até a contratação, de modo a colocar o colaborador como protagonista. 

É por ferramentas digitais também que as empresas estão facilitando o acesso a vários indicadores pessoais, organizando ações de vagas, onde o histórico do candidato é disponibilizado para que o mesmo não seja chamado duas vezes para a mesma vaga. 

Quais os maiores benefícios de uma ferramenta online para o setor?

Cumprir com as obrigações é o que se espera de uma gestão de RH, porém fazer mais que ela está entre os objetivos principais de todos os profissionais da área. 

Ao investir em estratégias fora dos processos burocráticos, o setor entra para o topo dos mais importantes da empresa, onde o desenvolvimento de pessoas se torna essencial e contribui significativamente para se chegar aos resultados. 

Através de uma plataforma online e especializada neste tipo de gestão, a equipe do RH conta com suporte para fazer mais que a obrigação necessária e com isso traz grandes benefícios como: 

  • A redução de tempo e custo nos processos;
  • Aproveitamento do tempo para pensar em estratégias mais importantes;
  • Coloca as pessoas ao centro;
  • Melhora a confiança do colaborador e mostra proposta de valor a equipe;
  • Possui a composição do time em tempo real;
  • Otimiza o SLA de Recrutamento e Seleção;
  • Consegue ter dados precisos sobre as taxas de Turnover;
  • Organiza de forma precisa as informações sobre o colaborador como Composição do Time, Férias, Holerites entre outros. 

Conclusão

Por fim, podemos concluir que uma boa gestão de RH é essencial para o desenvolvimento organizacional de uma empresa, mas que com um bom suporte digital e tecnológico é possível desenvolver ainda mais e tornar o setor um dos pilares do seu crescimento. 

Investir em ferramentas de gestão pode reduzir custos, tempo e permitir manter uma equipe ainda mais motivada e produtiva, coisas que muitas vezes um RH acaba deixando em segundo plano por ter tantos afazeres durante o dia. 

Quem quer crescer com certeza precisa fazer mais que a obrigação. Você faz?

Já deu até um nervoso só de ler este artigo?

Então, a SoluQ RH tem a solução que você precisa. Acesse: https://www.soluqrh.com/ e saiba mais. 

Acesse mais conteúdos no Blog

Você conhece as Obrigações do RH?

Planejamento Estratégico de RH: Como anda o seu?

Proposta de Valor ao Colaborador

SoluQ RH: Como uma plataforma pode otimizar o tempo da sua empresa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *