Compliance e Governaça no RH

Compliance e Governança no RH: Qual a relação?

Falar sobre Compliance e Governança no RH está entre os temas  importantes nos dias de hoje, uma vez que a gestão de pessoas pode contribuir de forma efetiva com esse processo.

Toda empresa séria tem esses dois termos bem estabelecidos em suas estratégias e podem utilizar os recursos humanos como fator fundamental em seu desenvolvimento.

Antes de tudo é importante entender que esses dois conceitos são diferentes e que possuem uma relação bastante íntima com a gestão de pessoas, pois a mesma contribui para a prática.

Neste conteúdo explicamos a diferença entre Compliance e Governança no RH e como o setor pode contribuir na implementação das práticas de governança da empresa. Acompanhe. 

Aqui você vai ver:

  • Qual a diferença entre Compliance e Governança?
  • Governança corporativa através do RH nas organizações
  • E qual a relação do Compliance e Governança no RH, afinal?

Qual a diferença entre Compliance e Governança?

Primeiramente, antes de entendermos de fato a relação entre Compliance e Governança no RH, precisamos compreender melhor esses dois conceitos ligados ao crescimento corporativo. 

Conforme uma empresa cresce, ela amplia todos os seus processos a sua volta, o que exige dela maior controle e organização para evitar problemas graves.

E é aí então que entram em ação o conceito de governança e compliance nas empresas. 

Quando falamos em Governança devemos ter em mente que ela é todo o sistema de gestão da empresa e que alinha as expectativas da mesma com as regras do mercado. 

Em outras palavras, a governança é um conjunto de regras e atividades que determinam como a empresa será administrada, de modo que a voz de gestores e acionistas, por exemplo, sejam ouvidas, respeitadas e seguidas. 

Compliance, por sua vez, apesar de bastante parecido com a governança corporativa, o conceito tem como foco mostrar transparência nas ações executadas pela empresa, de modo que toda a atividade siga corretamente as normas que regulamentam a sua atividade. 

E quando dizemos transparência isso envolve tanto os processos voltados para as legislações vigentes como principalmente para as políticas internas. 

Governança corporativa através do RH nas organizações

E quando se fala em governança é importante saber que uma boa governança corporativa possui a transparência como aliada ao seu desenvolvimento e isso tanto em seus processos como indicadores.

Ela tem consigo quatro princípios importantes como:

  • Transparência;
  • Equidade;
  • Prestação de Contas;
  • Responsabilidade corporativa;

E é justamente durante o planejamento estratégico para colocar tudo isso em prática que o RH entra como um fator importante, visto que a gestão de pessoas é essencial ao alinhamento dos objetivos estratégicos da organização. 

Quando bem estruturado, o setor de recursos humanos permite implementar as práticas de governança corporativa, assim como contribuir no engajamento dos colaboradores na cultura voltada para a melhoria de processos. 

A transformação digital, por sua vez, está permitindo que cada vez mais o setor possa desenvolver e capacitar talentos através de ferramentas tecnológicas, assim como demonstrar mais transparência em todos os processos operacionais desenvolvidos.

Ela também vem contribuindo para obter dados importantes sobre as pessoas de modo a criar controles e indicadores adequados capazes de garantir a transparência que o processo organizacional precisa e alinhar o desempenho profissional aos objetivos estratégicos da organização.  

E qual a relação do Compliance e Governança no RH, afinal?

Como vimos acima, o RH tem um papel importante na implementação das práticas de governança corporativa, uma vez que é através da capacitação, engajamento e envolvimento dos colaboradores que a gestão eficiente acontece. 

Através do setor é possível regular e garantir o envolvimento das pessoas nos objetivos da empresa, assim como envolver todos os controles e processos reguladores que trazem transparência dos processos criados pela mesma. 

Os controles de governança já são uma tendência no Brasil, uma vez que nos últimos anos diversos escândalos de corrupção foram surgindo, de modo que a criação de mecanismos de compliance fossem criados para diminuir os riscos. 

Se a empresa deseja melhorar sua governança e sua transparência dos processos organizacionais com certeza pode e deve começar pelo seu setor de RH para gerir de forma efetiva as pessoas envolvidas nos processos da corporação. 

Desse modo, para ajudar já existem hoje tecnologias adequadas capazes de implementar processos e contribuir nessa organização, como é o caso de plataformas especializadas de RH.

Elas trazem consigo diversas funcionalidades capazes de controlar e mapear os riscos, assim como desenvolver estratégias e ter sempre à mão informações que acontecem na empresa como os principais indicadores. 

Em conclusão, podemos ressaltar que o setor de recursos humanos está em evolução e envolvê-lo dentro do ambiente organizacional como estratégia de crescimento pode ser a chave ideal para alavancar os negócios e trazer mais governança e compliance às ações empresariais. 

Acesse mais conteúdo no nosso Blog

Agilidade do RH: Por que ela tem sido essencial?

Gestão de RH: Mais que a obrigação, você faz?

Você conhece as Obrigações do RH?

Planejamento Estratégico de RH: Como anda o seu?

Proposta de Valor ao Colaborador

Marca Empregadora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *