A pauta Diversidade nas empresas está cada vez mais intensa no mundo corporativo. Descubra o papel do RH nessa relação e como a tecnologia pode contribuir nesse processo.

Diversidade nas empresas e o papel do RH

Trabalhar a diversidade nas empresas tem sido cada vez mais importante no mundo corporativo. O assunto é bastante amplo e muitas empresas estão encontrando nela uma importante estratégia de retenção de talentos. 

Com isso, o setor de gestão de pessoas acaba como o responsável por integrar e implementar as ações. 

Dados da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), por exemplo, revelam que promover a diversidade, igualdade e inclusão estão entre os desafios das gestões em 2022. 

Neste conteúdo, abordamos tudo sobre a diversidade nas empresas  e qual o papel do RH na contribuição dela no ambiente corporativo. Acompanhe.

Diversidade nas empresas e seus dados

Quando se fala em diversidade nas empresas, logo nos vem a mente o direito da inclusão.

Infelizmente hoje, segundo dados do Instituto Ethos, são poucas as empresas que contam com mulheres na liderança, por exemplo. 

Assim como, a participação de negros e pardos é pequena no ambiente corporativo, sendo em torno de 5%.  

Vale lembrar que a diversidade engloba diversos fatores. Entre eles estão questões culturais, biológicas, sociais, econômicas, entre muitas outras. 

Nisso, o RH tem o papel importante na inclusão e equidade de grupos sociais minoritários da empresa. Tudo, para que cada vez mais os colaboradores aceitem e respeitem as diferenças.

Da mesma forma, também é importante comentar que as diferenças somadas ao respeito e empenho do setor trazem muitos benefícios. 

Entre eles podemos citar avanços  significativos na produtividade por ter um colaborador motivado, assim como a diversidade ser um fator de marca empregadora, uma vez que se aplica a valorização do capital humano.  

O papel do RH na diversidade empresarial 

A Diversidade nas empresas precisa ser cada vez mais trabalhada. E o RH tem um papel importante em construir estratégias que diminuam atitudes discriminatórias no ambiente de trabalho. 

Dentre elas com certeza estão o desenvolvimento de programas de diversidade e inclusão de modo que os colaboradores não abandonem seus cargos devido à segregação sentida pelos colegas.  

É importante destacar que a diversidade é capaz de impulsionar a composição das equipes e trazer ao ambiente de trabalho mais vivência, pensamentos e habilidades diferentes. O que só enriquece o meio corporativo que deseja crescer.

Uma política de diversidade nas empresas bem gerida pelo RH permite reduzir os conflitos internos, assim como é capaz de reduzir o turnover, um dos grandes desafios empresariais atualmente.

Sabendo de todos esses benefícios, o papel do RH é preparar o ambiente corporativo para que as empresas consigam se desenvolver e claro modificar sua forma de recrutamento para deixar a empresa cada vez mais humana e diversificada. 

Por outro lado vale ressaltar que a diversidade não está ligada a priorização de determinados grupos, mas sim considerar certos fatores sem exclusão ou julgamentos. 

Como  a tecnologia pode contribuir com a diversidade nas empresas?

Como vimos acima, o RH tem um papel importante na diversidade nas empresas. Com estratégias desenvolvidas pelo setor é possível alcançar melhores resultados. Assim como reduzir os conflitos, trazer segurança ao trabalho, aumentar a criatividade e por fim melhorar a imagem da empresa. 

E tudo isso acima pode ser muito bem trabalhado hoje com a tecnologia que o mercado traz. A transformação digital já é uma realidade em todos os setores do mundo e pode ser bastante usada pelo RH em suas estratégias com foco na diversidade. 

Após observar o quadro de colaboradores, assim como analisar a cultura empresarial e promover mudanças no ambiente de trabalho com foco na adaptação do espaço e combate ao preconceito, usar a tecnologia a seu favor para o recrutamento é uma medida sábia. 

Plataformas digitais especializadas no mundo do RH estão contribuindo de forma expressiva para um recrutamento inclusivo. Assim como todo o processo de triagem de currículos de forma imparcial.

Com a tecnologia atualmente também é possível utilizar as plataformas de forma interna. Onde pesquisas, perfis e demais informações sobre os colaboradores podem ser criados de forma online e a partir disso desenvolvidas estratégias para aumentar a diversidade nas empresas.

Conclusão 

Em conclusão, podemos entender que trabalhar a diversidade nas empresas se tornou essencial nos dias de hoje. O bem-estar dos colaboradores e a maneira com que eles se sentem dentro das organizações diz muito sobre sua produtividade. 

Com isso, o setor do RH tem um papel fundamental na criação de estratégias para trabalhar o tema e combater cada vez mais o preconceito. 

Contudo, para se tornar um ambiente inclusivo não basta apenas boas intenções. Ou seja, além delas é necessário que a empresa invista, apoie, planeje, acompanhe e envolva todos da empresa nessa missão, além do RH. 

Mas por fim, a boa notícia é que o setor pode contar com o apoio da tecnologia para desenvolver ações de diversidade. Com o mundo cada vez mais tecnológico, muitas empresas podem ter apoio de plataformas como a SoluQ RH, que possuem filtros e ferramentas que contribuem com o assunto.  

Acesse mais conteúdo no nosso Blog

Compliance e Governança no RH: Qual a relação?

Agilidade do RH: Por que ela tem sido essencial?

Gestão de RH: Mais que a obrigação, você faz?

Você conhece as Obrigações do RH?

Planejamento Estratégico de RH: Como anda o seu?

Proposta de Valor ao Colaborador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *