Sustentabilidade cultura de papel zero

Cultura de Sustentabilidade: Como o RH pode contribuir?

Desenvolver uma cultura de sustentabilidade dentro das empresas nem sempre é uma tarefa fácil. Contudo, não é de hoje que se fala nos impactos ambientais causados pela poluição. 

A Organização das Nações Unidas (ONU) também inclui empresas em seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Diante disso, desenvolver práticas sustentáveis dentro a corporação pode trazer vantagens ao ambiente corporativo. 

Pensando nisso, este conteúdo tem como foco falar mais sobre a cultura de sustentabilidade nas empresas e mostrar como o RH pode ser fator fundamental nesse processo. Acompanhe. 

Aqui você vai descobrir:

  • O que é Cultura de Sustentabilidade?
  • Quais as vantagens de desenvolvê-la dentro da empresa?
  • Como o RH pode contribuir para a Cultura de Sustentabilidade?
  • 1) Campanha papel Zero;
  • 2) Abordagem sustentável;
  • 3) Incentivo e recompensa por ações realizadas. 

O que é Cultura de Sustentabilidade?

Primeiramente vale entender melhor o que é Cultura de Sustentabilidade. O conceito em si se trata da inserção de valores culturais nas empresas, onde as pessoas passam a desenvolver ações ecológicas naturalmente. Ou seja, tendo como base conhecimento sobre a necessidade de preservação do meio ambiente. 

Quanto mais ações a empresa desenvolver, mais os colaboradores estarão inseridos nesta cultura. A promoção das ações permite que as necessidades das pessoas sejam sanadas, contudo não prejudiquem o meio ambiente. Assim como não comprometam os recursos naturais do futuro. 

Quais as vantagens de desenvolvê-la dentro da empresa?

Dentre as principais vantagens de uma empresa sustentável está o impacto ambiental e social que ela traz. Dentre elas podemos citar:

  • Vantagem Competitiva entre as empresas que investem em sustentabilidade, uma vez que as mesmas trazem mais oportunidades de negócios. Assim como aproveitam incentivos fiscais do governo.
  • Redução de custos por optar por materiais recicláveis para consumo da empresa. Assim como projetos renováveis como geração da própria energia através de painéis solares fotovoltaicos, gerenciamento de resíduos e uso consciente do papel e da água. Tudo pode gerar economia. 
  • Publicidade positiva por mostrar a sociedade a preocupação da empresa quanto ao meio ambiente. Pesquisas do mercado inclusive mostram que muitos consumidores optam por comprar ou utilizar um serviço das empresas que tenham ações sustentáveis. 

Como o RH pode contribuir para a Cultura de Sustentabilidade?

Como vimos, criar uma cultura de Sustentabilidade é essencial no ambiente corporativo e pode trazer vantagens importantes. Diante disso, vale ressaltar que o RH é um dos setores com forte relação à sustentabilidade. Isso porque o mesmo é responsável por diversas tarefas, ações e processos da empresa. 

Por ter a pessoa como elo principal das políticas de sustentabilidade, o Recursos Humanos consegue  acompanhar o desenvolvimento dos projetos sustentáveis. Assim como colocar em prática ações que impactam positivamente nesse processo, como é o caso do papel zero. 

Para colocar de forma prática com a cultura ecológica, o RH pode:

1) Desenvolver Campanha Papel Zero;

Com a inserção da tecnologia,  o RH pode contribuir com a cultura de sustentabilidade optando por campanhas de papel zero. Onde políticas de  adoção ao holerite digital podem ser desenvolvidas. Assim como também incentivo a digitalização de arquivos. 

Nessa questão pode-se envolver também a revolução de processos burocráticos do setor, como é o caso do processo de recrutamento e seleção. Investimentos em plataformas digitais podem poupar custos com a impressão de documentos, assim como oferecer a possibilidade do currículo de forma digital. Tudo de forma prática e rápida.  

2) Ter uma abordagem sustentável;

Outro ponto importante é incentivar a abordagem sustentável pelos colaboradores. 

Neste caso pode-se investir em programas de incentivos ao consumo consciente de produtos descartáveis. Assim como  estímulo à talheres, canecas e demais objetos pessoais de uso permanente. 

Entram para esta lista o gerenciamento de resíduos, assim como práticas coletivas ecológicas como plantar árvores entre outros. 

3) Incentivo e recompensa por ações realizadas

E por fim, mas não menos importante, entra para a lista de colaboração do RH incentivos e recompensas na cultura de sustentabilidade.

Ao estimular boas práticas sustentáveis, a empresa cria um ambiente organizacional favorável, o que permitirá que muitos colaboradores desejem participar. 

A cada empenho dado, a empresa pode reconhecer e recompensar os colaboradores de forma a incentivar os demais e transformar a cultura ecológica ainda mais sólida. 

Acesse mais conteúdo no nosso Blog

Diversidade nas empresas e o papel do RH

Compliance e Governança no RH: Qual a relação?

Agilidade do RH: Por que ela tem sido essencial?

Gestão de RH: Mais que a obrigação, você faz?

Você conhece as Obrigações do RH?

Planejamento Estratégico de RH: Como anda o seu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *