Para criar uma proposta de trabalho impecável para a sua empresa, é necessário ser estrategista.
Pense que esse é o momento de apresentar a sua empresa ao candidato ideal que você busca para fortalecer a sua equipe e, por isso, é fundamental emitir a mensagem certa.
Isso pode ser feito de várias formas, assim como existem diversas dicas e estratégias para elaborar a proposta de trabalho ideal.
Leia o artigo para entender mais sobre a proposta de trabalho ideal e de que forma sua empresa deve se preparar para esse momento, que pode ser transformador para a organização.
O que é proposta de trabalho?
Como o próprio nome diz, proposta de trabalho é um meio para oferecer uma oportunidade de trabalho.
No entanto, é fundamental que seja proposto algum mecanismo dentro desse processo, que seja capaz de demonstrar características mais direcionadas ao significado da vaga a ser preenchida.
Hoje em dia, no momento de propor uma vaga de trabalho, a empresa deve seguir diversas etapas que garantem a oferta ao candidato certo, sejam as empresas de grande porte ou empresas de médio e pequeno porte.
O início do processo geralmente é feito por meio de uma entrevista por videoconferência ou telefone com o recrutador. Depois disso, o processo deve seguir várias etapas, pelo menos, mais uma ou duas entrevistas pessoalmente com o candidato da vaga, até mesmo passar por várias dinâmicas e avaliações de perfis.
Como entregar a proposta de trabalho de forma assertiva?
Dizemos que toda empresa, antes de elaborar uma proposta, deve se basear em alguns pontos indispensáveis para agir da forma mais assertiva. Confira:
Chame a atenção ao máximo
A primeira coisa para acertar no desenvolvimento da proposta de trabalho é despertar a atenção do candidato o máximo possível.
Isso significa que toda a proposta deve ser atraente ao candidato, instigando sempre a sua curiosidade para conhecer a oferta.
Dependendo do modelo específico de proposta de trabalho, é interessante criar uma capa com título ou imagem chamativa da oportunidade que está sendo ofertada.
Dessa forma, é importante criar uma experiência ao candidato, por isso, procure ser criativo ao máximo.
Desperte o interesse
Para detalhar a oferta da oportunidade ideal para o candidato, certifique-se de que a vaga seja descrita de forma técnica e objetiva, destacando sempre os principais diferenciais competitivos.
É nesse momento que a função do cargo deverá ser descrita com a maior riqueza de detalhes. Além disso, representa a parte do processo que o candidato percorreu e também compreender exatamente o que está sendo proposto.
Escolha um modelo interessante
No momento de estruturar a proposta de trabalho, é importante que a organização se apresente sendo mais verdadeira possível.
Esse é um dos pontos mais decisivos do processo de contratação, pois um modelo bem formulado ajudará a empresa a garantir a descrição de todas as funções e delimitações possíveis que estão sendo solicitadas ao candidato da vaga.
Por exemplo, a carta de oferta deve apresentar informações como a descrição do cargo, remuneração e data prevista para o início do trabalho.
Descreva também o salário-base, como funcionam os planos de remuneração variável e forneça uma visão geral bastante completa dos benefícios que a organização disponibiliza, como vales, plano de saúde e etc.Fortalecendo-se assim para o candidato a sua proposta de valor ao colaborador o famoso EVP (Employee Value Proposition).
Além disso, lembre-se que uma atitude de valor para a organização é não utilizar promessas falsas e jamais oferecer benefícios ilusórios.
Vantagens para a empresa
Como vimos, para desenvolver a proposta de trabalho ideal é fundamental seguir alguns passos importantes, que trarão diversos benefícios para a empresa.
Isso significa que um modelo bem elaborado de proposta de trabalho evita possíveis futuras reivindicações contra a empresa, já que isso passa a ser evitado quando há uma emissão clara da mensagem sobre o que está sendo proposto.
Outro ponto positivo de uma proposta de trabalho bem feita é que a assertividade da empresa contribui para que a mesma evite gastos adicionais, como desistência do candidato na reta final do processo, por exemplo.
Além disso, quando há uma recusa da oferta, é importante que a empresa saiba o motivo. Assim, a organização continua a se aprimorar e pode buscar ajuda para resolver possíveis falhas que possam estar atrapalhando o seu sucesso.
Esse artigo foi útil para você? Ajude outras empresas a se informar sobre pontos importantes como esse e compartilhe esse conteúdo!
Acesse Aqui o modelo disponível em nosso blog
Acesse mais conteúdos no Blog
Guia de entrevista orientada para a Seleção de Pessoas
O que você precisa saber sobre a seleção de pessoas
Como a arquitetura de descrição da vaga ajuda a melhorar a sua empresa