Começamos esse post com uma pergunta simples: Como está a Agilidade do RH da sua empresa?
Você tem notado necessidade em gerar cada vez mais planejamentos curtos para colocar as ações em prática mais rápido também? Acredite! Não é só você.
Recentemente o relatório State of Agile HR 2022 trouxe dados importantes sobre o tema e mostrou o quanto ser ágil é essencial para gerar resultados.
Em 2021, por exemplo, mais de 42% dos departamentos de RH formularam uma estratégia de Gestão de Pessoas com princípios e práticas de um RH mais Ágil como premissa.
Diferente do que se pensa, o RH está assumindo um papel mais ativo na transformação das empresas, o que exige dele mais agilidade se quiser realmente fazer a diferença.
Nesse conteúdo abordamos melhor o termo agilidade do RH e sua importância dentro do ambiente corporativo. Acompanhe!
Aqui você vai ver:
- Agilidade do RH: O que diz o State of Agile HR 2022?
- Os benefícios de trabalhar a Agilidade do RH;
- Planejamento Estratégico: O desafio crescente para as organizações ágeis
- Conclusão
Agilidade do RH: O que diz o State of Agile HR 2022?
Antes de entrarmos a fundo na importância de ser ágil no que diz respeito à gestão de pessoas, entender o cenário da Agilidade do RH faz toda a diferença.
De acordo com o State of Agile HR, cerca de 35% das empresas entrevistadas pelo relatório possuem de 1 a 5 pessoas no comando do RH e 30% delas têm mais de 30 pessoas dentro do setor.
Contudo, quando questionadas sobre a agilidade, às organizações menores foram as que mais se mostraram a favor da agilidade no processo.
Tendo então 69% das empresas respondendo sim para novas formas de pensar, trabalhar e organizar a rotina de setor na empresa, em contrapartida 31% delas mais resistência ao processo.
Ao todo, 79% afirmam concordar com a transformação em busca de um pensamento mais ágil de trabalhar e organizar as atividades, mas apenas 42% delas possuem alguma estratégia de RH ágil atualmente.
Os benefícios de trabalhar a Agilidade do RH
E depois de todo esse cenário, talvez seja importante reforçar o que é uma estratégia de RH ágil.
O State of Agile HR 2022 define ela como um conjunto claro e explícito de
escolhas sobre como estimular agilidade das pessoas e da organização, incluindo no
próprio RH.
O relatório também trouxe os cinco principais motivos para investir na agilidade do RH daqui para frente como:
- Motivação dos Colaboradores;
- Redução dos riscos dos projetos;
- Acompanhamento das mudanças tecnológicas;
- Redução dos custos dos projetos;
- Aumento da produtividade;
Além dos principais motivos, o relatório também trouxe os principais benefícios que a ação traz:
-> Clareza de papéis em RH;
-> Mais foco e flexibilidade no setor RH;
-> Funcionários engajados e apaixonados;
-> Ser capaz de atender melhor o negócio;
-> Alcançar metas juntos, trabalhando de forma estruturada;
-> Ser capaz de facilitar melhor as equipes multidisciplinares;
Planejamento Estratégico: O desafio crescente para as organizações ágeis
Quanto mais ágil a estratégia estiver, maior será o nível de agilidade organizacional também, portanto, se o objetivo é tornar o RH um setor diferencial dentro da empresa, investir na agilidade é essencial.
Contudo, na prática, o que mais se vê dentro dos setores de RH são faltas de treinamentos formais e também de um profissional especialista na área de agilidade, assim como falta de conscientização e interesse por parte das empresas em inovar.
Todos esses obstáculos acabam por afetar a agilidade do RH e pior impedir que as organizações formulem estratégias concretas.
O planejamento estratégico ágil e inovador ainda é um desafio para as empresas, mas podem ser alavancados com as alternativas corretas.
Hoje, segundo o relatório, o que mais ameaça um bom setor de RH é a falta de transparência no fluxo de trabalho, o que inclusive pode ser resolvido com suporte digital, por exemplo.
E como investir na agilidade do RH, afinal?
Para o especialista Eduardo Carmello a solução está na inovação, uma vez que a gestão de pessoas está exigindo cada vez mais processos estruturados digitais e que trazem não só vantagem competitiva, mas também enormes ganhos às empresas.
O State of Agile HR 2022 revela que a maioria das empresas hoje que investe em agilidade no setor são empresas de tecnologia, por estarem justamente mais focadas nos processos digitais.
Entretanto, todas as empresas, principalmente as menores em fase de desenvolvimento, podem fazer esse processo, segundo Carmello.
E inclusive investir em setores terceirizados de agilidade caso não consigam desenvolvê-lo dentro da empresa.
Para realmente investir em agilidade é essencial desenvolver e melhorar sua cultura e mindset de inovação como:
- Clarificar o design da cultura de inovação;
- Focar na capacitação e esteira de inovação;
- Qualificar e incorporar as práticas de inovação de maior impacto estratégico;
Já para Marco Fabossi, outro especialista importante da área, um ponto bastante essencial quando se fala em agilidade com certeza é criar um ambiente de confiança.
Afinal é ela a base da liderança e que vai permitir desenvolver as ações no ambiente corporativo de forma eficaz e com sabedoria sobre o comportamento humano.
Se você ainda está buscando resultados para a empresa e quer transformar o setor de RH em um potencializador de resultado através das pessoas, talvez investir em agilidade do RH seja o caminho.
Acesse mais conteúdo no nosso Blog
Gestão de RH: Mais que a obrigação, você faz?
Você conhece as Obrigações do RH?
Planejamento Estratégico de RH: Como anda o seu?
Proposta de Valor ao Colaborador