Radar da Maturidade para RH: a importância de medir a maturidade de time no processo seletivo

Você sabia que o modelo Radar para RH pode ajudar a sua empresa a ter mais sucesso? Saiba como:

Saber se seu processo seletivo está adequado à sua equipe é uma questão muito importante para garantir maior assertividade dentro da empresa

O termo radar da maturidade ou modelo Radar para RH surgiu da necessidade de dimensionar formas estruturadas no intuito de encontrar gargalos organizacionais.

Além disso, esse conceito fornece oportunidades de incremento de valor para instituições que alcançaram níveis produtivos e ágeis de desenvolvimento, porém, sempre visando a possibilidade de melhorias.

Diante disso, saber se o setor de recrutamento e seleção (R&S) de sua empresa está entregando a demanda com qualidade e eficiência e compreender se os processos realizados estão sendo uma boa estratégia para sua organização dependem de um processo avaliativo confiável.

Modelo Radar para RH: entenda os níveis de maturidade do setor organizacional

Por isso, dentro do setor de R&S, é preditivo determinar em qual nível de maturidade está o setor, já que somente assim poderemos concretizar entregas assertivas para os times institucionais.

Logo, tais níveis de maturidade representam um desenvolvimento constante para o setor, pois nele podemos verificar a capacidade institucional em atrair, reter e desenvolver talentos.

Fase inicial

Em sua fase inicial, dizemos que o setor R&S é o mais imaturo, já que há maior dificuldade de atração e retenção de talentos

Além disso, não há uma normatização e/ou sistematização dos processos, fazendo com que as decisões sejam apenas intuitivas e prescritivas.

Fase gerenciada

Já na fase gerenciada, o setor apresenta um melhor desenvolvimento de seus gestores, oferecendo melhor desempenho de trabalho com relação aos seus liderados e mantendo o foco nas tarefas a serem entregues à organização.

Fase atingida

Quando atingida a fase definida pode-se verificar o ponto de virada, onde há a estruturação da cultura organizacional, promovendo um melhor planejamento das ações a serem adotadas, assim como o controle e padronização dos processos.

Fase previsível

Com uma estrutura cultural consolidada e uma metodologia estruturada, a fase previsível traz consigo uma agilidade dos processos, juntamente com a introdução de tecnologias e uma base de dados sólida.

Assim, é possível melhorar a avaliação dos colaboradores e iniciar uma identidade institucional, o que incentiva a busca profissional no mercado de forma estratégica.

Fase otimizada

Quando identificamos no setor de R&S o incremento de machine learning podemos dizer que seu nível otimizado foi alcançado.

Entretanto, outros fatores como análises preditivas, potencialização de recursos e talentos, além da consolidação da cultura organizacional, também são aspectos fundamentais para uma perpetuação positiva e uma maturidade institucional consolidada.

Método Ágil: um novo olhar para o recurso humano

Com o objetivo de manter-se dinâmico e atualizado, o manifesto ágil trouxe para o setor de RH uma maior agilidade e foco no desenvolvimento de pessoas.

Isso se dá pelo fato de que o manifesto ágil preza pela colaboração, transparência, adaptabilidade, inspiração, motivação e engajamento, o que torna as empresas mais visíveis ao mercado, melhorando, indiscutivelmente, o fit cultural.

Basicamente, o manifesto ágil gerencia os talentos, apoiando o desenvolvimento das pessoas no ambiente de trabalho, além de construir e oferecer suporte para as redes de colaboração, organização e capacitação.

Além disso, acaba motivando a capacitação individual e coletiva, construindo um ambiente salutar e incentivador para o desenvolvimento do trabalho.

Sequencialmente as avaliações devem ser realizadas. Definir um mês (abril) ou período (segundo semestre) para sua aplicação incorpora maior credibilidade aos resultados.

Clima organizacional: como aplicar os resultados sem gerar conflitos?

A partir da escolha das avaliações a serem aplicadas, e principalmente, após a obtenção dos resultados, a comparação que surge entre as diferentes frentes de trabalho se torna quase inevitável.

Entretanto, esse é um processo que pode trazer grandes benefícios, pensando-se nos aspectos positivos.

Porém, diante do fato de lidar com pessoas e, principalmente, fomentar a competitividade laboral, deve-se cuidar para não criar ambientes demasiadamente competitivos, onde não seja possível aos gestores manejar desentendimentos, estagnações ou até mesmo extremos de competitividade entre as equipes.

Logo, pensando globalmente nos processos internos e em sua reflexão no mercado, podemos dizer que ao aplicar o radar de maturidade dentro do setor de Recrutamento e Seleção, a organização pode colher fortes benefícios.

Por exemplo, obter maior conhecimento sobre as necessidades de um candidato (produto do trabalho) para um time, pode acabar oferecendo maior estabilidade evolutiva à estrutura das organizações.

Esse artigo foi útil pra você? Compartilhe em suas redes para que outras pessoas tenham acesso a esse conteúdo.

Acesse SoluQ RH e vem conosco!

Saiba mais acessando os conteúdos no Blog

LGPD no RH e o que é?

Transformação digital como ela vem contribuindo na relação entre empregado e empregador

O que é funil de Recrutamento e Seleção e a sua importância para a organização

Guia de entrevista orientada para a Seleção de Pessoas

O que você precisa saber sobre a seleção de pessoas

Como a arquitetura de descrição da vaga ajuda a melhorar a sua empresa

Ferramenta de NPS no Processo Seletivo como funciona?

O que é RH 4.0

Requisição para abertura de Vaga

Proposta de trabalho profissionalização e melhores praticas

Marca Empregadora

Admissão Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *