Guia Salarial: o que preciso saber?

O guia salarial é uma ferramenta muito importante no que diz respeito à gestão de Recursos Humanos e sua funcionalidade no mercado de trabalho.

Vimos que no processo de seleção de pessoas, é fundamental que a organização mantenha-se sempre informada e atualizada sobre toda estratégia de contratação

Por isso, diante de todas as ferramentas necessárias para um processo de seleção de pessoas mais assertivo, o estudo da remuneração de perfil também denota um destaque indispensável.

Entenda o que é guia salarial e conheça várias formas de buscar orientações importantes dentro do setor de RH: Glassdoor, Salário Br e Guia Salarial Robert Half.

Guia salarial: o que é?

Guia salarial é uma ferramenta importantíssima para o Employer Branding, criar pacotes de remuneração competitivos, fortalecer a Proposta de Valor ao Colaborador  e também mantê-los, da melhor maneira possível.

Podemos dizer que o guia salarial é um excelente recurso para determinar o valor de mercado de uma competência ofertada, tanto em relação à empresa, quanto ao próprio candidato.

Isso significa que, antes de procurar ou ofertar uma vaga de trabalho, é necessário desenvolver uma pesquisa, que pode ser realizada em um guia salarial. É ir além das convenções coletivas anuais já estipuladas pelas Normas Sindicais.

Portanto, um guia salarial corresponde às informações mais atualizadas sobre salários no que diz respeito a determinados marcadores, como anos de experiência ou nível de habilidade, por exemplo. 

Vale ressaltar que um guia salarial é feito com base em médias históricas e tendências gerais de mercado, assim como o setor em si e a localização do cargo. Esta ação faz com que a organização se torne competitiva na atração dos melhores talentos.

Entenda a importância

Vimos que todo o caminho para a seleção de pessoas deve estar relacionado com as estratégias específicas de uma organização. Por isso, todo o processo deve ser desenvolvido a partir de ferramentas especiais, que tornam toda a jornada muito mais assertiva.

Por isso, além da atração de talentos feita corretamente, a avaliação da competência do candidato e a arquitetura de descrição da vaga, a remuneração do perfil no mercado de trabalho é algo que deve ser completamente considerado. 

Assim, é possível que a empresa saiba como fazer a oferta ideal para o profissional, com base em uma equiparação salarial coerente com uma pesquisa recente e bem orientada do mercado de trabalho

Como isso ajuda no sucesso da empresa?

Quando a organização compreende a importância dos salários dos funcionários, o processo para o seu sucesso como um todo é acelerado.

Ou seja, compreender quais são os salários mais assertivos para pagar os funcionários em seus diferentes cargos e setores específicos representa um verdadeiro diferencial para a organização alavancar seu negócio.

Além disso, oferecer uma taxa competitiva para os funcionários ideais é crucial para a atração e retenção de uma força de trabalho fiel e satisfeita. 

Dessa forma, o profissional tende a trabalhar com maior estímulo e melhor  direcionado aos objetivos centrais da empresa.

Conheça o que fornece Guia Salarial

Os Guias Salariais, como: Glassdoor, Salário Br e Guia Salarial Robert Half   são guias anuais que fornecem uma visão aprofundada dos salários iniciais projetados, tanto aos empregadores, quanto aos candidatos às futuras vagas

Além disso, os Guias Salariais delimitam as tendências de contratação e habilidades essenciais para as seguintes especializações: Finanças e Contabilidade, Mercado Financeiro, Seguros, Recursos Humanos, Engenharia, Vendas e Marketing, Tecnologia e Jurídico e entre outros cargos.

O grande benefício de se orientar através dos Guias Salariais é que são feitas consideráveis atualizações todos os anos. 

Guia Salarial

Como exemplo, o Guia Salarial Robert Half 2021 e Glassdoor, apontaram para grande destaque no setor de Tecnologia da Informação (TI), graças ao processo de transformação digital. 

Isso impactou no aumento das contratações em diversas áreas da tecnologia, o que também aumentou a disputa de melhores talentos.

Depois do impacto da pandemia, os funcionários foram bastante beneficiados, como podemos destacar os seguintes benefícios: Assistência médica, Vale-refeição, Vale-alimentação, Assistência odontológica, Aportes na previdência privada, Notebook, Auxílio financeiro para montar o home office e Auxílio estudo e outros diversos benefícios não elencados aqui.

Sobre as oportunidades, muitas empresas se esforçaram para encontrar os melhores talentos necessários para dar suporte às prioridades de negócios que surgiram após a pandemia.

Sobre as previsões do mercado de trabalho para 2022, é possível acessá-las a partir do download na própria página das organizações: Glassdoor, Salário Br e Guia Salarial Robert Half.

A SoluQ RH sempre buscando o sucesso do cliente traz várias formas de auxiliar na sua melhor gestão, acesse também as pesquisas em nossos Materiais Gratuitos

Fez sentido para seu negócio o artigo? Compartilhe em suas redes sociais para ajudar a divulgar informações confiáveis sobre a gestão de Recursos Humanos.

Acesse mais conteúdos no Blog

Proposta de Valor ao Colaborador

SoluQ RH: Como uma plataforma pode otimizar o tempo da sua empresa

Avaliação de Competências no Recrutamento e Seleção

Você sabe quais são os custos com Recrutamento e Seleção?

6 Indicadores de Recrutamento e Seleção que podem transformar sua empresa

O que é Proposta de Trabalho e como elaborar um modelo eficaz?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *